Aprenda Storytelling e Planejar, fazer e distribuir conteúdos
Toda vez que storytelling e o assunto de marcas surge no mesmo contexto, lá vem alguém esfregar exemplos de grandes empresas na nossa cara. Não tem uma apresentação de slides que o Steve jobs não esteja presente, mas a grande questão é: Como a história de uma marca pode influenciar no sucesso dela?
É conhecido apenas uma história bem contada sobre as personalidades do líderes do mundo. A maioria deles realmente tiveram uma grande assessoria para ajudar a posicionar uma nova marca. Grande parte deles eram realmente audacioso, ganancioso e muito peculiares nos seus comportamentos ávidos.
Usando histórias para desenvolver marcas
Depois de entender a força das histórias e também sobre como storytelling ajuda pessoas e empresas diretamente com a sua imagem, podemos claramente assumir como verdade que boas histórias mudam resultados.
Qualquer um que tenha uma empresa — portanto uma marca por trás do seu negócio— deve encontrar uma oportunidade de comunicar, de maneira mais humanizada, os valores concretos e a mensagem integral que quer transmitir ao seu público por meio de enredos narrativos.
Isso quer dizer, utilizar-se de recursos narrativos pode ser um recurso útil na hora de criar emoções fortes com públicos, clientes e audiências, bem como reforçar realmente ideias vigentes de um produto ou serviço.
Somente o poder da história pode construir culturas sustentáveis dentro de um nicho, propagar concepções de mercado favoráveis, e estabelecer objetivos e propósitos a fim de emplacar significado mais pontuais no meio em que atua.
Isso precisa estar claro para quem quer que queira ter uma marca sólida: A imagem de uma marca vai além do que ela mesmo diz sobre si e sobre sua importância.
O que realmente define sobre o sucesso é o que os consumidores dizem sobre, ou seja, como eles contam a história e repassam uma experiência com ela. A narrativa de uma boa marca precisa ser a melhor possível, por isso precisa realmente de uma processo viável de storytelling.
Histórias geram realmente mais valor com um público, alimentam senso de pertencimento e formam identificações únicas e valorosas com uma marca.
Sendo guiado pelo storytelling para vender mais
Já parou para pensar que vender é mais do que encantar clientes, mas é fazer com que ele realmente sinta-se seguro diante da história que você está contando para ele sobre um produto ou um serviço?
Usar de argumentações narrativas em pitchs de vendas é o mínimo. É preciso muito mais do que papo de vendedor para realmente convencer alguém de maneira rápida e eficiente. É preciso gerar empatia. O que mais é capaz de se identificar mais e criar sintonia do que as histórias?
Diante desse desafio de montar uma realidade narrativa de valor, é importante entender como usar as dores do cliente para gerar emoções, convertendo antipatia em identificação. Uma história que faça sentido pode transformar um interessado em um cliente realmente satisfeito.
Criar maneira de fazer com que ele enxergue que está em boas mãos é fundamental. Conte a ele histórias que faça com que ele sinta-se confortável com o propósito da empresa, que o leve para uma memória agradável, e o transporte para uma experiência única e faça com que ele tenha uma ligação afetiva com a compra.
As histórias podem aproximar a intenção de compra quando abordamos sentimentos mais essenciais que possam ter.
Você precisa aprender mais sobre como utilizar do Storytelling para criar conteúdos, produtos e serviços que vendam mais e possam te dar um retorno real como empresa e marca.